“Somos constantemente consultados sobre o fornecimento de madeira ou cavaco, por várias empresas de diferentes segmentos, como a indústria de alimentos JBS, o Sindicato de Cerâmica ou empresas de energia. O cavaco de madeira é uma fonte de energia renovável e sustentável com um alto potencial energético. O seu uso pode contribuir para a redução do desperdício de madeira e gerar economia para as empresas. Além disso, outras alternativas estão sendo estudadas para ampliar a fonte de energia em nosso estado”, explica Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.
Este estudo, que está sendo conduzido pela Seagri, Seinfra, Cimatec e USP, pode vir a se chamar “Atlas da Biomassa da Bahia”, a exemplo do documento já divulgado por Minas Gerais, o “Atlas de Biomassa de Minas Gerais”.
“Com base nos atlas realizados anteriormente por nós, o eólico e o solar, estamos construindo essa que será uma ferramenta bastante utilizada pelos empreendedores. Um documento completo sobre as várias fontes de energia de biomassa disponíveis na Bahia”, completou Gilson Moraes, diretor de energia da Seinfra.
Participaram da reunião na Seagri em 02/08/24: Claudemir Nonato (Superintendente de Política do Agronegócio), Kátia Correia Lima (Coordenadora de Políticas Agrícolas), Paulo Emílio Torres (Fiscal Agropecuário da Adab), Carlito Nunes (Assistente Técnico do Gabinete) e Mairla Lacerda (estagiária estudante de engenharia florestal). E na Seinfra: Gilson Moraes (Diretor de Energia), Aldo Pinheiro (Coordenador de Desenvolvimento Energético), Dulce Longa (Assessora Jurídica), Carlito Nunes (Assistente Técnico do Gabinete da Seagri) e Mairla Lacerda (estagiária Seagri). Pela ABAF, em ambas: Yara Vasku (Comunicação e Projetos) e Wilson Andrade (Diretor Executivo).












