Durante uma semana, um grupo de jornalistas especializados em economia e sustentabilidade dos principais veículos de comunicação de Salvador (BA) percorreu cerca de 1.600 quilômetros no sul da Bahia para conhecer as operações da Suzano e da Veracel Celulose. A ação fez parte de uma iniciativa promovida pela da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), com o objetivo de ampliar o conhecimento da imprensa sobre a atuação das empresas do setor na região.
A viagem teve início na Veracel Celulose, entre os dias 6 e 9 de julho. Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto a unidade industrial da Veracel em Eunápolis, onde acompanharam apresentações institucionais e técnicas, além de um tour guiado pela fábrica. A agenda também incluiu uma visita ao Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), local que opera 24 horas por dia e centraliza as operações de desembarque de celulose da companhia, e o Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas, instalação pioneira na região que resgata animais em condições debilitadas para retorná-los ao seu habitar natural.
O grupo também passou pela Unidade de Beneficiamento de Mariscos, onde ocorre o trabalho de mulheres marisqueiras apoiadas pela empresa e ainda contemplou ações culturais e de responsabilidade social, como uma imersão na cultura Pataxó na Aldeia da Jaqueira, em Porto Seguro, e uma visita à APRUNVE, associação de produtores rurais que desenvolvem agricultura familiar com o suporte da Veracel.
O encerramento da visita ocorreu com um passeio guiado pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel (EVC), reconhecida por seu papel na conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. A EVC é a maior RPPN de Mata Atlântica do nordeste brasileiro, com mais de 6 mil hectares de floresta preservados.
A iniciativa reforça o compromisso da Veracel com a transparência, a sustentabilidade e o diálogo com a sociedade, promovendo oportunidades para que diferentes públicos conheçam suas boas práticas e o impacto positivo de suas atividades na região.
Sobre a Veracel - A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 7º ano consecutivo. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. Saiba mais em: veracel.com.br.
Jornalistas conhecem modelo de produção e ações socioambientais da Suzano no Sul da Bahia
A Unidade Industrial da Suzano em Mucuri, no Extremo Sul da Bahia, recebeu a visita do grupo de jornalistas nos dias 10 e 11 de julho. O grupo conheceu de perto o modelo de produção da companhia no Extremo Sul e as operações no Extremo Norte do Espírito Santo, além das ações realizadas junto às comunidades na região.
A agenda incluiu uma imersão no Viveiro de Mudas, em Itabatã (BA), onde é realizada a expedição de 24 milhões de mudas de eucalipto por ano. Os visitantes conheceram todo o processo de cultivo, desde o plantio por estaquia e manejo até a muda atingir o tamanho ideal para ser levada para o plantio em campo.
Os profissionais da imprensa também puderam testemunhar o robusto investimento tecnológico que a empresa dedica à pesquisa e ao desenvolvimento das mudas. Essa prática garante a alta qualidade da matéria-prima e otimiza toda a cadeia produtiva: do plantio ao produto final.
Na sequência o grupo conheceu o Centro de Operações de Conceição da Barra (COCB), no Norte do Espírito Santo, onde a Suzano utiliza o que há de mais moderno em tecnologia de controle e proteção florestal, observando de perto os sistemas avançados de monitoramento para combate a incêndios, prevenção de invasões de terra e controle patrimonial da companhia.
Houve bate-papo com os profissionais do time de Inteligência Patrimonial, que apresentaram as instalações da Central de Videomonitoramento e todo o sistema que consiste em uma rede integrada por torres dotadas de câmeras com inteligência artificial. Os visitantes também conheceram de perto alguns dos equipamentos utilizados pelas brigadas de incêndio, dentre eles, o drone Nauru 500C VTOL, que reúne o melhor da tecnologia de drones e permite mapear grandes áreas com alta precisão.
A visita foi encerrada na fábrica de Mucuri (BA), uma das 13 unidades industriais da Suzano no Brasil. Lá, foi possível entender a complexidade e a escala da produção, que abrange tanto a celulose quanto bens de consumo essenciais que abastecem lares na Bahia e em grande parte do Brasil, incluindo papéis higiênicos e papéis de imprimir e escrever.
A unidade de Mucuri tem capacidade para fornecer mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose, 250 mil toneladas de papel e 60 mil toneladas de tissue (papel de alta absorção) por ano. A unidade contribui com a geração de 7.500 empregos diretos, entre colaboradores próprios e terceiros vinculados à operação, alcançando mais de 37 mil pessoas por meio do efeito renda.
Além do foco na produção, os jornalistas também acompanharam de perto as diversas ações e iniciativas sociais da Suzano nas comunidades do entorno. Projetos sociais e outras atividades de engajamento foram apresentados, evidenciando o impacto positivo e o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico de todo o sul da Bahia.
A visita foi acompanhada pelo coordenador de Comunicação e Marca da Suzano, Evandro Faustini Boltazar. “Foi uma satisfação receber os profissionais de imprensa da Bahia para visitar nossas instalações e mostrar como a Unidade de Mucuri faz parte da história local e tem um legado de transformação no extremo sul baiano. A unidade, além de contribuir para o avanço da indústria de papel e celulose em nosso país, tem grande relevância ao impactar positivamente o cenário socioeconômico do Estado. Somos uma empresa consciente, que contribui para a evolução da sociedade e também para a conservação e preservação do meio ambiente. Mostrar isso aos profissionais da mídia é fundamental”, ressalta Evandro.
A visita proporcionou aos jornalistas uma visão abrangente das operações da Suzano, reforçando a transparência e o compromisso da empresa com a inovação, a segurança e a responsabilidade social na região.
Sobre a Suzano - A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br












