O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) faz parte do Conselho Consultivo do Parque Alto do Cariri em Guaratinga/Ba e recentemente passou a integrar o Grupo de Trabalho para elaboração do Plano de Manejo do Parque, através da participação do técnico do PAFS, o Eng. Florestal Ernandes Ferreira.

Chamado de GTPM Alto Cariri, o grupo se reuniu via internet em 30/01 para traçar estratégias e planejar ações de mobilização da comunidade local, como reuniões e oficinas, que irão contribuir para a construção deste plano de manejo de forma participativa, tendo os moradores locais também como protagonistas deste processo.

Sobre o PAFS

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) lançou o programa “Ambiente Florestal Sustentável” (PAFS) em 2016. Este programa é uma ampliação do “Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda” (PFCLP), lançado pela Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) e ABAF em 2015, visando o monitoramento e controle da lagarta parda no Sul e Extremo Sul da Bahia. Após os bons resultados alcançados pelo PFCLP, a aceitação dos diversos stakeholders e das empresas, a ADAB e a ABAF resolveram manter o PAFS, ampliando os tópicos a serem trabalhados.

O PAFS vem trabalhando temas relativos à educação ambiental em diversas comunidades rurais:

Uso Múltiplo da Floresta Plantada.
Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir).
Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF)/Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC).
Preservação dos Recursos Hídricos.
Prevenção e Controle de Incêndios Florestais.
Controle de Gado nas Áreas de Preservação.
Combate ao Carvão Ilegal.
Programa Fitossanitário de Controle de Pragas.
Apicultura para Pequenos e Médios Produtores.
Caça Ilegal de Animais Silvestres.
Para isso foi elaborado um amplo programa de comunicação e foi montada uma estrutura formada por veículos, equipamentos audiovisuais, campanha publicitária e material informativo – tudo com a logo da ABAF, da ADAB e do PAFS.

Resultados após intenso trabalho desde sua criação (até o momento): o PAFS percorreu mais de 426 mil quilômetros, realizou 284 treinamentos em 241 comunidades, instruiu e orientou mais de 12 mil estudantes e produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas e visitou mais de 1.800 propriedades rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia.

O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicatos Rurais da FAEB/Senar; Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Hoje, o PAFS é citado como modelo de cooperação entre a ADAB e os setores produtivos.