As demandas de relevância do setor florestal, a Agenda Positiva com o Governo da Bahia (Apflor) e a proposta do Plano Bahia Florestal 2033 são alguns dos assuntos que fazem parte da pauta das reuniões que a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) vem realizando com os novos secretários e autoridades das instituições parceiras do atual Governo do Estado da Bahia.

Estas reuniões fazem parte da estratégia de relacionamento da ABAF com os diversos stakeholders do setor de base florestal. “Estamos contando com a presença expressiva das empresas do setor e seus representantes. Da parte das secretarias, a receptividade também está sendo excelente, contando não somente com a presença dos secretários, mas como de chefes de gabinete e superintendentes”, informa Wilson Andrade, diretor executivo da associação.

Em 13 de fevereiro, o Secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, recebeu o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade. “Estamos iniciando um novo ciclo de planejamento com foco no desenvolvimento do nosso Estado, em alinhamento com o Governo Federal, tendo como uma das premissas o cuidado com o meio ambiente, que reflete na questão climática. Então, esse diálogo com a Abaf é fundamental para fortalecermos a cadeia produtiva do setor e o crescimento econômico atrelado à sustentabilidade, principalmente, do agronegócio e de bioenergia, que se valem da diversidade da matéria-prima gerada pela atividade florestal”, declarou.

Cláudio Peixoto é bacharel em Administração Pública pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub, e tem especialização em Finanças Públicas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Outros encontros – Na reunião realizada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também ficou combinado o reforço da participação da Seinfra na Apflor e o apoio na construção do Plano Bahia Florestal 2033.