Os compromissos de ESG são para os negócios de todos os tamanhos. Foi com essa certeza que os participantes do II Fórum ESG Salvador saíram do painel “Agenda ESG – Setores Econômicos”, realizado em 31/05, durante o segundo dia do evento, no Porto Salvador.

Os responsáveis por cumprir essa missão foram a diretora de Relações Institucionais no Grupo Itaú Unibanco Luciana Nicola; a Head de ESG da Coty Paloma Capanema; o Gerente de Negócios no Senai Cimatec Pedro Becker e a Head Global de Relações Corporativas da Suzano S/A Mariana Lisboa, também presidente da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).

Na Suzano S/A, Mariana Lisboa destacou o social e o ambiental como os principais focos da empresa atualmente. A meta da organização é retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030. Para isso, promove diversos projetos sociais. Contribuir para a preservação do meio ambiente é outro objetivo. Para cumpri-lo, a companhia é responsável pela manutenção de uma área de mais de 1 milhão de hectares de vegetação preservada.

“Ações como essa permitem que a gente se posicione como uma empresa Net Zero. Mas não só isso. Exportamos para mais de 100 países, com escritórios internacionais na China, Austrália, Estados Unidos e atingimos mais de 2 bilhões de pessoas no mundo com os nossos produtos”, contou Mariana.

Mariana Lisbôa esteve na primeira edição do evento, ano passado, e retornou para dividir seu conhecimento com outros convidados e o público no painel Agenda ESG – Setores Econômicos. Outro associado ABAF presente no evento foi Guilherme Araújo, diretor da Bracell.

Mariana Lisbôa ainda afirmou que ESG não é limitado ao mundo dos negócios. “A agenda é um incentivo para a promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social em todos os níveis da sociedade”, acredita. “Quando pensamos em ESG no nosso cotidiano, remetemos a temas que já vem sendo levantados pela sociedade, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, podemos mencionar a redução do consumo de água e de energia, práticas que são realizadas, por exemplo, na Suzano, e que podem (e devem) ser exercidas em casa. O trinômio: “reduce, reuse e recicle” deve ser introjetado nos nossos hábitos do dia a dia”, exemplifica.

O II Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô Bahia, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça – Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel Tecnologia em Eventos, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

 

(Com informações do Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia).