A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Seguro (BA), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) – em Eunápolis (BA) – e o Fórum Florestal da Bahia são os novos parceiros do projeto “Circule um Livro” no Sul e Extremo Sul da Bahia.

O projeto, feito em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), consiste em incentivar a leitura e promover o acesso a livros em lugares públicos. Além de espalhar conhecimento, a iniciativa quer contribuir para a maior visibilidade das instituições/autores que trabalham com livro/leitura; e também incentivar a economia circular, para que um livro que já foi lido possa levar momentos especiais para outras pessoas e, com isso, aproveitar para conscientizar sobre a sustentabilidade do livro físico.

Com a parceria, a Prefeitura de Porto Seguro se torna mais um ponto de arrecadação e circulação de livros. “Eu acredito que se trata de um projeto da maior importância porque doar um livro é compartilhar conhecimento. Portanto, convoco a todos que venham até a secretaria e tragam livros para que o projeto possa distribuí-los e, assim, outras pessoas terem oportunidade de acesso a todo esse conhecimento”, destacou Eriosvaldo Renovato, titular da secretaria que está localizada na Rua Manoel Fernandes de Almeida, 171, no centro de Porto Seguro. Lá, as doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

Além da secretaria, o escritório da ADAB e da CEPLAC em Eunápolis (BA) também são ponto de arrecadação e circulação de livros. O escritório da ADAB e da CEPLAC funcionam no mesmo prédio (Rua Pres. Kenedy, 186 – Centro, Eunápolis – BA), onde o ponto de arrecadação irá funcionar em horário comercial (8h às 12h e das 14h às 17h).

O Fórum Florestal da Bahia também aderiu ao projeto e já foi iniciada a mobilização dos participantes a levarem seus livros para serem doados já na próxima reunião da plenária, a ser realizada em 20 e 21/03/2024 em Porto Seguro. Na ocasião, os livros já arrecadados pela campanha estarão disponíveis também para serem retirados gratuitamente pelos participantes.