A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro (BA) e o Projeto Agente Jovem celebraram o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) promovendo um dia de ações ambientais no Colégio Municipal Professor Álvaro Henrique dos Santos, com o tema “Preservar o meio ambiente é agir no presente para proteger o futuro!”. O evento foi marcado por exposições sobre temáticas ambientais, coleções e mostras didáticas, oficinas, shows educativos, coleta de resíduos para reciclagens, palestras e diversas outras atividades.

O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), uma parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), integrou a equipe de parceiros do evento através do estande, elaborado em conjunto com a equipe técnica da ADAB, representada pelos engenheiros agrônomos Epaminondas Peixoto e Tacila Ribeiro, onde foram expostos materiais educativos, cartilhas e  folders. Além disso, a equipe do PAFS levou para o evento a árvore do projeto #CirculeUmLivro que possibilitou aos participantes a doação de livros usados e também a retirada gratuita de livros já arrecadados pela iniciativa.

“Vim prestigiar o evento e fazer minha doação de livros. A leitura é muito importante! Vamos incentivar nossas crianças e também os adultos! Espero que possam beneficiar a vida de outras pessoas. Leiam com seus filhos e para os seus filhos!”, disse Jadna Pinheiro, conselheira tutelar.

“Acho muito importante essa atividade com a troca de livros, porque leitura é tudo, leitura é conhecimento! E também é importante para essa conscientização: consumir papel não destrói o meio ambiente. E a leitura eleva a alma, gente! Venham! Participem deste projeto!!”, declarou Ana Paula Resende, assistente social e discente do curso de Direito da UFSB.

O PAFS promoveu ainda a doação de mudas nativas da Mata Atlântica e realizou, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior, e a diretora do colégio, Mirian Oliveira, o plantio de algumas árvores no pátio da instituição de ensino.

A empresa Veracel Celulose, associada ABAF e parceira do PAFS, esteve também no evento e realizou uma exposição dos trabalhos realizados pela RPPN Estação Veracel, uma unidade de conservação de mais de 6 mil hectares de floresta de Mata Atlântica preservada e reconhecida pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. No estande da empresa, os estudantes e demais participantes puderam conhecer de perto as réplicas de exemplares da fauna brasileira, animais que a empresa ajuda a preservar através de suas iniciativas de sustentabilidade.

Ainda no evento, foi ministrada por Ernandes Ferreira, engenheiro florestal do PAFS, uma palestra sobre a importância dos serviços ecossistêmicos para a vida humana e os esforços do PAFS e seus parceiros para a preservação ambiental com base nas atividades de educação ambiental para produtores e trabalhadores rurais e estudantes.