WAndradeDiretorExecutivoABAF_m

O diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, será o mediador do painel ‘Impacto dos Grandes Acordos Internacionais no Comércio de Produtos Madeireiros’ que será realizado em 16 de junho, às 16h30, dentro da programação do Madeira 2016. Este ano, o evento – que será realizado em Palmas (TO) – traz como tema “a produção de madeira para uso múltiplo e a competitividade do setor de base florestal no mercado internacional”.

 

Empresário e economista com vasta experiência nas áreas de fusões e aquisições empresariais, relações internacionais e comércio exterior, indústria e agronegócio, Wilson Andrade tem presidido várias entidades setoriais no Brasil e exterior. Há 5 anos tem se dedicado ao setor florestal, na diretoria da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), a qual participa de  mais de 30 diferentes fóruns estaduais e nacionais, onde ocorre uma constante troca de informações e experiências que contribuem para a formulação de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento contínuo e sustentável das atividades florestais.

 

“Além do apoio institucional que oferecemos todos os anos ao evento, o que também inclui apoio na divulgação, realização de palestras e a presença durante os dias de encontro, a ABAF procura participar ativamente das discussões. Este ano, estaremos mediando um dos painéis que vão tratar de um dos aspectos importantes para o setor madeireiro: o de comércio exterior. Hoje o mundo comercializa algo em torno de US$ 250 bilhões de produtos de madeira por ano. Apesar de todas as suas vantagens competitivas no setor, o Brasil participa com apenas 3% desse montante. É importante estarmos bem informados e preparados para competir com profissionalismo e competência dentro deste mercado global que cresce a cada ano”, declara Andrade.

 

Com a realização do Madeira 2016, o Instituto BESC de Humanidades e Economia espera reunir os principais atores desse setor em torno do debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento permanente desse segmento industrial. Espera também contribuir com as políticas de investimento público-privado que se destinam à produção e inserção de nossos produtos florestais no mercado internacional. A iniciativa faz parte do 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, a ser realizado em 16 e 17 junho de 2016, em Palmas, no Tocantins. Leia mais em: http://www.congressomadeira.com.br/2016/.