No dia 05 de novembro, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, localizada no Sul da Bahia, comemorou 20 anos de fundação, celebrando conquistas. O local está em vias de se tornar um centro de pesquisa e difusão científica com a implantação de um Observatório de Aves, que será gerido em parceria com o Observatório de Aves do Instituto Butantan de São Paulo. “Isso simboliza mais um passo em direção ao nosso compromisso com a construção de uma plataforma de diálogo e pesquisa”, conta Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel, proprietária da Reserva.

Desde 1998, quando foi reconhecida oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como RPPN, muito tem sido feito para conservar a biodiversidade da Estação Veracel, que também é reconhecida Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO. São mais de 6 mil hectares que se estendem pelos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O local abriga importantes pesquisas sobre o bioma Mata Atlântica e desenvolve programas de educação ambiental que atende comunidades rurais e indígenas vizinhas.

A Estação Veracel, que assume uma importante função na proteção de espécies ameaçadas de extinção, tem uma equipe especializada que realiza monitoramentos diários em busca de indícios de crimes ambientais, como a caça.

Além da proteção física e monitoramentos, vários projetos são desenvolvidos com instituições especializadas. Um de grande destaque é o Projeto Harpia na Mata Atlântica, que tem rendido bons frutos, como a descoberta recente de dois novos ninhos com filhotes em 2018.  “Nosso objetivo é gerar conhecimento sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, incentivando pesquisas e promovendo a educação ambiental”, diz Carneiro. O local tem um centro de pesquisa com estrutura para receber até 12 pesquisadores simultaneamente, bem como laboratório para preparo de amostras.

Educação ambiental – A área também abriga atividades de educação e recreação ambiental, utilizando a técnica de vivências com a natureza, na qual os visitantes podem entrar em contato direto com a floresta e vivenciar experiências com o meio ambiente. Em 2017, a Estação Veracel deu início a um programa para de observação de aves, o que deve contribuir mais ainda para o ecoturismo na região. Com isso e com o plano de manejo revisado, a Estação Veracel recebeu aproximadamente 700 observadores de aves desde então.