As plantações florestais são responsáveis por mais de 90% da madeira utilizada com fins industriais no Brasil. O setor responde por cerca de 20% do Produto Interno Bruto da agropecuária brasileira, gerando empregos e renda, além de prestar diversos serviços ambientais, como captura de gases de efeito estufa, proteção de água e solos e conservação da biodiversidade.

No âmbito do setor florestal, a Embrapa Florestas, a Malinovski e o Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) criaram a Forest Startup Conecta, uma iniciativa que incorpora o Prêmio Expoforest de Startups no Setor de Plantações Florestais. Nesta primeira edição do Prêmio Expoforest de Startups, 27 tecnologias foram selecionadas como finalistas e avaliadas por um comitê formado por empresas, professores, associações e instituições que atuam no setor de base florestal.

A publicação “Forest Startup Conecta e o Setor de Plantações Florestais: startups e tecnologias no Prêmio Expoforest” (link abaixo) destaca o elevado nível tecnológico das startups finalistas, configurando uma amostra do potencial de startups brasileiras que buscam espaço e oportunidades possibilitados pelo modelo de negócios das Startups, para o desenvolvimento de tecnologias e processos.

O documento foi realizado com o apoio das associações e empresas de base florestal: ABAF, Abimci, ACR, Ageflor, Amif, Apre, Arefloresta, Cedagro, Cubo Itau, Florestar, Homo Ludens, Radar AGTECH, Rede Mulher Florestal, Reflore, SP Ventures e VBio.

O trabalho apresentado tem alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), representando o ODS 9 pela a visão no fortalecimento da pesquisa científica e melhoria das capacidades tecnológicas de setores industriais e por contribuir para a operacionalização do Banco de Tecnologias, e o ODS 17 pelo fortalecimento de parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos fortalecimento de parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos.