No mês de abril de 2024, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) firmou mais três importantes parcerias para o projeto #CirculeUmLivro na Bahia: com a Associação Comercial da Bahia (ACB), com a TV Band Bahia e com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI). De caráter permanente, o projeto conta com a parceria de diversas instituições para arrecadar e circular livros paradidáticos. Além da ABAF, algumas delas tornaram-se pontos fixos de arrecadação de livros (veja abaixo quais são).

Fruto de parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o projeto visa estimular o conhecimento e a leitura a partir do acesso a livros em lugares públicos (como estações de metrô, praças, museus etc.), além de incentivar a economia circular e a compreensão de que o papel é um material sustentável.

“Papel é artigo de primeira necessidade: usamos o dia inteiro, de diversas formas, e um dos usos mais importantes é o papel usado na produção de livros. É ali que gravamos e compartilhamos conhecimento. Uma ação como o #CirculeUmLivro que estimula a economia circular e divulga mais informações sobre o trabalho do setor florestal, vem em boa hora, para que mais pessoas falem sobre sustentabilidade e conheçam esse segmento que é tão importante para a sociedade”, acrescenta o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade. 

ACB – Por acreditar que a leitura é uma porta para as transformações sociais que o Brasil tanto almeja, principalmente para a consolidação de uma sociedade mais democrática, consciente, participativa, justa, inclusiva e próspera, o Movimento Via Cidadã está apoiando o projeto #CirculeUmLivro. Entre as ações apoiadas está a “árvore do livro”, um estande inaugurado em 16/04, na Associação Comercial da Bahia (ACB), no bairro do Comércio, para que todos possam doar livros de todos os gêneros e faixas etárias e, também, realizar a troca de exemplares, retirando um livro gratuitamente e deixando outro no lugar para que outra pessoa adquira.

“Se queremos transformar o nosso mundo e a vida das pessoas ao nosso redor, precisamos estimular o hábito da leitura. Nosso desejo é que mais empresas e instituições exerçam sua função social abraçando projetos como este”, disse o fundador da Via Cidadã e presidente da ACB, Paulo Cavalcanti.

BAND – A TV Band Bahia fechou, em 19/04, parceria com a ABAF um acordo como emissora oficial na Bahia do projeto #CirculeUmLivro. “Com isso, a TV Band vai ampliar a campanha para todo o interior da Bahia e também tornar o projeto permanente”, declarou Augusto Correia Lima, Diretor Regional da Band.

A parceria prevê a criação de campanha publicitária em todos os meios do Grupo Band, TV Band Bahia, Rádio e Digital;  geração de envolvimento e conteúdo com os âncoras para promoção do projeto; divulgação nos veículos parceiros do Grupo Band no interior da Bahia; parcerias com Secretaria de Educação do estado e dos municípios, shopping Center, universidades, escolas privadas e públicas; cobertura jornalística dos novos pontos de atuação; impulsionar a campanha nas seguintes datas comemorativas, entre outros.

ABI – A parceria com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) foi firmada em 22/4, na sede da associação, com a inauguração de um ponto de coleta e circulação gratuita de títulos de diversos gêneros. Durante o ato para formalizar a cooperação, também foi anunciado o clube de leitura “Odisseia Literária na ABI”, um espaço para inspirar e reacender o amor pelos livros em nossas comunidades.


“A nossa participação realça o compromisso histórico da ABI com a cultura e, neste caso, com a promoção do livro e da leitura como absolutamente fundamentais. Funcionários e dirigentes, estamos todos contagiados e animados em participar. Daremos uma ênfase especial às bibliotecas comunitárias. Queremos conectar doadores com esses espaços importantíssimos e sempre ávidos por agregar novos títulos aos seus acervos”, declara Ernesto Marques, presidente da ABI.


#CirculeUmLivro – De caráter permanente, o projeto conta com a parceria de diversas instituições para arrecadar e circular livros paradidáticos. Além da ABAF, algumas delas tornaram-se pontos fixos de arrecadação de livros. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site (abar.org.br) e as redes sociais (@abaf.bahia) da ABAF.

O projeto já conta com o apoio de diversos autores, editoras independentes e de instituições em Salvador, como: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Biblioteca Pública da Bahia, Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Unijorge, Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), Sindicato das Indústrias Gráficas da Bahia (SIGEB) e Associação Comercial da Bahia (ACB). No Sul e Extremo Sul da Bahia o projeto já conta com a parceria da Prefeitura de Porto Seguro, do Fórum Florestal da Bahia e dos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

PONTOS DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS/ Salvador:

ABAF – Av. Professor Magalhães Neto, 1752, Ed. Lena Empresarial – Pituba (portaria).

ABI – Ed. Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, Praça da Sé – Centro (1 – 2º andar).

ACB – Praça Conde dos Arcos, S/N – Comércio (recepção).

FAEB – Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143 – Comércio (entrada).

Rodoviária de Salvador – Av. Antônio Carlos Magalhães, 4362 – Pernambués (caixa coletora próxima ao setor de informações).

Unijorge – Campus Paralela.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS/ Bahia:

ADAB/CEPLAC – Rua Pres. Kenedy, 186 – Centro, Eunápolis/BA).

Prefeitura de Porto Seguro/BA – Rua Manoel Fernandes de Almeida, 171, Centro.