A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) se reuniu com o superintendente do Banco do Nordeste, Pedro Lima Neto, e parte de sua equipe composta pelo gerente do escritório José Meneses Júnior, pelo gerente executivo George Robson Guimarães e pela analista de comunicação Lucile Almeida, nesta sexta, 04/08. Na ocasião, o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, apresentou as vantagens econômicas, sociais e ambientais do setor de florestas plantadas e o Plano Bahia Florestal 2033 que está sendo construído em parceria com o Governo do Estado.

De acordo com o diretor executivo da ABAF, o objetivo do Plano Bahia Florestal 2033 é a atração de novos investimentos para ampliar e fortalecer a cadeia produtiva de florestas plantadas no estado, para que a Bahia atenda plenamente sua própria demanda de madeira. “Com isso, também vamos intensificar o que já temos feito para o uso múltiplo da madeira e estimular ainda mais a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), a diversificação e a sustentabilidade das atividades rurais com a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira no estado da Bahia”, explica.

“Essa discussão é oportuna no momento em que cresce a demanda por madeira no Brasil e no mundo. É preciso que a Bahia esteja preparada para atrair parte desses novos investimentos, seja em ampliações ou novas indústrias. Com isso, poderemos atender a crescente demanda por produtos de madeira, gerando ainda, principalmente no interior, mais empregos qualificados, capacitações, tecnologia, renda, impostos e contribuições ambientais de elevada significância”, completou.

Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, ações como essa da ABAF são relevantes no sentido de promover cada vez mais a sustentabilidade do setor produtivo e fortalecer parcerias. “A Bahia tem um grande potencial de expansão na produção de madeira, principalmente se considerarmos o uso de áreas degradadas. Soma-se a isso, a importância de olharmos para as questões ESG, que eleva a importância do foco na sustentabilidade, tema central dessa parceria entre Banco do Nordeste e ABAF. Estamos muito contentes com os direcionamentos construídos”. O superintendente destacou ainda o apoio do Banco à construção e execução do Plano Bahia Florestal 2033.