Webinário Embalagem de Papel debate sustentabilidade e design circular 


Em 27/06 aconteceu mais uma edição do webinário Embalagem de Papel – A escolha natural. Esta edição teve como tema “A busca por sustentabilidade e o design circular” e contou com palestras de Maja Kjellberg, da Ikea, Marcos Iório, da CCD Circula, e Anderson Liba, da Natura. O webinário é uma parceria da Two Sides com a Empapel e a Ibá.

O Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., presidente da Empapel, abriu o webinário parafraseando Mark Twain: “As notícias sobre a morte do papel foram exageradas. Nossa indústria segue forte e moderna. É um mundo que se abre a cada novo ciclo. Por isso essa discussão veio em boa hora. Tenho certeza que o papel é um produto do futuro com seus atributos de sustentabilidade.”

Na sequência, José Carlos passou a palavra a Camilla Marangon, gerente de Sustentabilidade da Ibá, que deu as boas-vindas aos participantes em nome do presidente Paulo Hartung. “Essas embalagens que são foco do nosso webinário hoje podem muitas vezes passar despercebidas na correria do dia a dia, mas temos a nobre tarefa de lembrar que elas carregam em si um setor com raízes e fundamentos na sustentabilidade e na bioeconomia. Podemos dizer que o setor está do lado certo da equação climática”, disse.

As palestras, por sua vez, mostraram como importantes empresas estão focando esforços em tornar suas cadeias produtivas cada vez mais sustentáveis, sendo um dos pilares justamente a criação e adoção de novos tipos de embalagens, que substituem aquelas de origem fóssil. 

Comunicação das regionais se reúne para alinhar projetos


As equipes de comunicação da Ibá e das associações regionais se reuniram para atualizar sobre o andamento de projetos, como o 1º Prêmio de Jornalismo e a ação proposta para o Dia da Árvore. 

Sobre o Prêmio de Jornalismo, a Ibá informou que haverá divulgações casadas com Apre e Ageflor, que lançam premiações regionais este ano. Em conjunto, as entidades irão trabalhar um Guia de Cobertura para auxiliar jornalistas em suas reportagens. 

Já a ação proposta para o Dia da Árvore, que levará influenciadores para conhecer plantações e fábricas, recebeu mais de dez interessados. A equipe de Comunicação da Ibá está desenhando a proposta de projeto final com base nos retornos obtidos.

Além disso, foram apresentadas outras ações de comunicação que estão em andamento, como a campanha #SouMais, que se iniciará em agosto com forte apelo nas redes sociais. As entidades estaduais também foram atualizadas sobre os próximos passos do documentário do setor. Por último, foi ressaltado que a Ibá desenvolverá um workshop de redes sociais para os interessados.

Corpo de Bombeiros

A ABAF recebeu a visita do major Luciano Alves e do tenente Reinaldo Souza, do Centro de Gestão Aérea do Corpo de Bombeiros da Bahia para tratar da integração com o setor florestal em prol da prevenção e combate aos incêndios florestais.

Reunião da ABAF conta com a presença do Chefe Geral da Embrapa Florestas

A reunião do Conselho Diretor da ABAF de 9/7 contou, na primeira parte, com representantes das empresas associadas e convidados que participaram da conversa com o Chefe Geral da Embrapa Florestas, Marcelo Arco-Verde.Houve uma introdução de boas-vindas e informações sobre o nosso setor; seguida da apresentação do Chefe Geral da Embrapa Florestas e um momento de perguntas e respostas sobre a situação presente e futura da legislação ambiental florestal, novas formas de fomento aos pequenos e médios produtores pelo Programa ABC e sistema ILPF, e sobre o Plano Bahia Florestal 2033.

Atendendo aos pedidos da ABAF, o Chefe Geral se colocou à disposição para fazer parte do grupo de trabalho do Plano Bahia Florestal 2033 e também para indicar técnicos da Embrapa Florestas para este projeto e para seminários ou eventos que a ABAF promova na Bahia. A ABAF e a Embrapa Florestas reafirmaram o interesse em estreitar ainda mais a parceria.

Rota logística entre Bahia e Ásia

A capital baiana recebeu, em 24/07, o navio MSC Orion, com 366 metros de comprimento e 16 metros de profundidade. A embarcação, com capacidade para transportar 15 mil contêineres, é a primeira do tipo a navegar nas águas da Baía de Todos-os-Santos. A chegada deste navio marca a inauguração da rota logística direta entre a Bahia e a Ásia. A rota com a Ásia será regular e terá saídas semanais, fortalecendo a relação não apenas com a China, mas também com os mercados de todo o Extremo Oriente.