As demandas de relevância do setor florestal, a Agenda Positiva com o Governo da Bahia (Apflor) e a proposta do Plano Bahia Florestal 2033 são alguns dos assuntos que fazem parte da pauta das reuniões que a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) vem realizando com os novos secretários e autoridades das instituições parceiras do atual Governo do Estado da Bahia.

Estas reuniões fazem parte da estratégia de relacionamento da ABAF com os diversos stakeholders do setor de base florestal. “Estamos contando com a presença expressiva das empresas do setor e seus representantes. Da parte das secretarias, a receptividade também está sendo excelente, contando não somente com a presença dos secretários, mas como de chefes de gabinete e superintendentes”, informa Wilson Andrade, diretor executivo da associação.

Seplan

Em 13/02, o Secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, recebeu o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade. “Estamos iniciando um novo ciclo de planejamento com foco no desenvolvimento do nosso Estado, em alinhamento com o Governo Federal, tendo como uma das premissas o cuidado com o meio ambiente, que reflete na questão climática. Então, esse diálogo com a Abaf é fundamental para fortalecermos a cadeia produtiva do setor e o crescimento econômico atrelado à sustentabilidade, principalmente, do agronegócio e de bioenergia, que se valem da diversidade da matéria-prima gerada pela atividade florestal”, declarou.

 

Setre

Com o objetivo de discutir oportunidades de parcerias para ações convergentes na geração de emprego, qualificação profissional e de empreendedorismo social, a diretoria da ABAF e representantes das indústrias do setor visitaram a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em 22/03. O grupo foi recebido pelo titular da pasta, o secretário Davidson Magalhães e assessores.

O secretário Davidson Magalhães apresentou os principais projetos da Setre que podem dialogar com iniciativas das empresas a exemplo das ações de intermediação de mão de obra; projetos de qualificação profissional como o Programa Qualifica Bahia; as ações na área da Economia Solidária por meio dos Centros Públicos da Economia Solidária (Cesol), além de ações de qualificação para fortalecimento da marca Artesanato da Bahia. O secretário destacou como passo fundamental conhecer as demandas do setor florestal com mapeamento por região. “A partir daí podemos avançar em políticas assertivas definindo ações conjuntas para gerar empregabilidade, renda e sustentabilidade”.

 

SDR

Na reunião de 22/03, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, vislumbrou algumas parcerias que possam ser estabelecidas com o setor florestal e já informou do apoio que espera receber para a Agricultura Familiar e para o programa Bahia Sem Fome.

 

SSP

O secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, recebeu o grupo da ABAF em 23/03 e colocou toda sua estrutura à disposição para resolver os gargalos que o setor possa apresentar. Werner informou ainda que pretende conhecer melhor a realidade dos territórios da Bahia para poder ampliar o atendimento da segurança, tendo em vista as características e demandas de cada região, e que está estudando a viabilização da criação de um comando regional para melhor atender o Sul e Extremo Sul do Estado. Também vai viabilizar um estudo para elaboração de instrumento jurídico para permitir parcerias entre as empresas e instituições de segurança; e ampliar a parceria com o projeto “Vida Interativa” com a inclusão das câmeras dos particulares no sistema de comunicação da secretaria.

 

Outras reuniões já realizadas em que os secretários asseguraram a continuidade da Apflor e o apoio à proposta do Plano Bahia Florestal 2033:

– SDE: Na primeira reunião realizada em 23/01, o secretário Ângelo Almeida.

– Seinfra: Na reunião realizada em 27/01 com o secretário em exercício, Francisco Miranda.

– Sema: Em 09/02 com o secretário Eduardo Sodré Martins e pelo Chefe de Gabinete André Ferraro.