A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) foi eleita novamente para o Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Bahia (Cepram) e para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) – ambos os decretos de nomeação foram publicados em 17 e 22 de março de 2023, respectivamente, no Diário Oficial do Estado.

O Cepram é o órgão superior do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA) de natureza consultiva, normativa, deliberativa e recursal. O objetivo é o planejamento e acompanhamento da política e das diretrizes governamentais voltadas para o meio ambiente, a biodiversidade e a definição de normas e padrões relacionados à preservação e conservação dos recursos naturais.

O Conerh é um órgão superior do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com caráter consultivo, normativo, deliberativo, recursal e de representação para atuar na defesa e proteção dos recursos hídricos, tendo por finalidade formular, em caráter suplementar, a Política Estadual de Recursos Hídricos

Ibá – A Assembleia Geral Ordinária da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), realizada em março/23 elegeu o novo conselho deliberativo que terá Antonio Joaquim de Oliveira (Dexco) na presidência e reconduziu Paulo Hartung, para a presidência e Embaixador José Carlos da Fonseca Jr, na diretoria executiva. Entre as Associações Estaduais, a ABAF, representada pelo seu diretor executivo, Wilson Andrade, foi novamente eleita para compor o conselho. A outra estadual é a Reflore, representada por Ramires Jr.

ABAF – A cada ano também cresce a influência da ABAF que mantém representações em mais de 40 conselhos e nos mais importantes fóruns ambientais, econômicos e sociais a nível regional, estadual e nacional. Podemos destacar o Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Câmara da Silvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rede de Biodiversidade e Florestas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura (Mapa), Grupo Gestor Estadual do Plano ABC/Bahia (Seagri), Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Bahia (Cepram), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), entre tantos outros. A ABAF também, através do Diretor Executivo, é vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), onde participa do Conselho de Comércio Exterior (Comex), Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e Conselho de Sustentabilidade. Também acompanhamos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comissão do Meio Ambiente, Comissão de Agricultura, Frente Parlamentar Ambientalista e Frente Parlamentar do Setor Produtivo.