Como parte da estratégia de relacionamento com os diversos stakeholders, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) vem mantendo uma agenda de reuniões para apresentar o setor de árvores cultivadas aos secretários e autoridades das instituições parceiras do atual Governo do Estado da Bahia.

“Estão sendo apresentadas as demandas de relevância do setor, a Agenda Positiva com o Governo da Bahia (Apflor) e a proposta do Plano Bahia Florestal 2033. Estamos contando com a presença expressiva das empresas florestais e a receptividade está sendo excelente, seja por parte dos secretários, como ainda dos chefes de gabinete e superintendentes”, informa Mariana Lisbôa, presidente da ABAF.

Na primeira reunião realizada com a equipe e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Angelo Almeida (foto), ficou assegurada a continuidade da Apflor junto à pasta e o apoio à proposta do Plano Bahia Florestal 2033.

“No mundo inteiro o que se vê são as grandes empresas buscando trabalhar de forma cada vez mais sustentável e usando tecnologias mais limpas. Isso também está favorável aqui na Bahia, inclusive porque o setor florestal tem contribuído com esta agenda, além de notoriamente gerar renda e emprego no interior do estado. Podem contar conosco para que este trabalho seja mantido e ampliado”, declarou o secretário.  Angelo Almeida é natural de Feira de Santana (BA). Atua, principalmente, na luta em defesa da agricultura familiar, da juventude, da inclusão e do desenvolvimento sustentável.

SEMA

O Secretário do Meio Ambiente (SEMA), Eduardo Sodré Martins, recebeu o time ABAF em 03/02 para discutir sobre os investimentos econômicos, sociais e ambientais do setor, a Agenda Positiva com o Governo do Estado e também as propostas para o Plano Bahia Florestal 2033.

“Ao lado da equipe de especialistas que compõem o quadro de servidores da Secretaria e com a chegada de novos quadros técnicos, daremos continuidade às políticas de sucesso, já consolidadas, ao tempo que alçaremos o nosso estado ao protagonismo nas discussões e políticas transversais sobre as mudanças climáticas e conservação dos biomas, alinhadas a protocolos internacionais e as prioridades que serão definidas pelo Governo Federal, fortalecendo iniciativas que garantam o desenvolvimento de uma economia sustentável”, disse o Secretário.

O Chefe de Gabinete, André Ferraro, reforçou que o diálogo com o setor florestal já está estabelecido e também que a Sema pretende dar continuidade aos projetos já iniciados com o segmento. Vocês têm conosco não apenas parceiros, mas defensores do trabalho sério que desenvolvem, inclusive nos aspectos ambientais”, declarou.

Na oportunidade das próximas reuniões com a Sema, a ABAF pretende destacar as ações estruturantes, em especial, o plano de expansão da silvicultura, abordando ainda a necessidade de solução de questões, como: encerramento do Registro de Corte de Florestas Plantadas; solução para modelo de outorga de recurso hídrico itinerante; programa estadual de regularização de barragens de pequeno e médio porte; implantação da Licença de Implantação autodeclaratória, mantendo a LP e LO; e regime autodeclaratório para supressão de árvores isoladas, sem caracterização como Autorização para Supressão de Vegetação Nativa (ASV).

O novo titular da pasta do Meio Ambiente é advogado graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduado em Direito e Legislação Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).