A Bracell, consciente de seu papel na prevenção e combate ao coronavírus, causador da Covid-19, e, ressaltando um de seus valores fundamentais de que ‘suas operações devem ser boas para a comunidade’, realizou, nesta semana, a doação de equipamentos e insumos utilizados pelas equipes médicas no tratamento de pacientes de Covid-19 e na limpeza e  higienização das unidades de saúde. As doações foram direcionadas aos governos dos estados de São Paulo e da Bahia e também diretamente a algumas prefeituras das regiões de atuação, beneficiando ao todo 21 municípios.

Esse é um momento em que é preciso união e colaboração de todos para prevenir e combater o coronavírus, ajudando a salvar vidas. Por isso, a Bracell reitera seu compromisso com as comunidades regionais, além de intensificar as medidas de saúde e segurança adotadas com todos os seus colaboradores.

Equipamentos e insumos doados

Ao todo, foram doados 16 respiradores (até o momento), 305.600 máscaras cirúrgicas, 250 óculos de proteção, 33.500 pares de luvas, 30.000 jalecos, 164 macacões de proteção, 4.000 itens de limpeza e higiene.

Bracell adota medidas efetivas de controle do novo coronavírus

Como na maioria das empresas em todo o mundo, a pandemia do coronavírus alterou a rotina de trabalho na Bracell. Para fazer frente às necessidades de proteção dos colaboradores, de continuidade do processo produtivo e de atendimento aos clientes, com pontualidade e mantendo o padrão de qualidade, a Bracell adotou um plano de contingenciamento com ações internas e externas atualizado diariamente com informações confiáveis discutidas por um comitê de líderes das diversas áreas da companhia.

Para a empresa, uma das bases para o enfrentamento da crise é preservar a saúde dos colaboradores. Por isso, além de ampliar os efetivos médico e técnico de enfermagem que atende nos viveiros, na fábrica e no escritório florestal, a Bracell lançou um pacote de ações que inclui o acolhimento emocional da equipe, a disponibilização de vídeos com conteúdos exclusivos produzidos por especialistas em bem-estar físico e mental e ainda uma seleção de cursos online e desenvolvimento pessoal. As iniciativas incluem suporte em todos os níveis, desde infraestrutura adaptada às exigências do momento até medidas restritivas de contato direto entre os profissionais sem que isso os impeça de executarem suas atividades.

Principais medidas

A Bracell mobilizou técnicos de suas diversas áreas para atuarem de modo integrado, formando uma equipe multidisciplinar focada em assegurar o bem-estar dos colaboradores e a manutenção das atividades administrativas e operacionais da empresa. Além da divulgação maciça das medidas de proteção individual recomendadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais, a empresa realizou uma série de adaptações em suas rotinas e processos de trabalho.


Reforço na higienização de suas instalações, como recepções, mesas, salas, banheiros, refeitórios, máquinas, equipamentos, veículos de frota e caminhões que trabalham em suas unidades.

Revezamento de equipes: alternando o trabalho dos profissionais em casa e na empresa, reduzindo o número de pessoas em suas áreas internas. Mudamos também o horário de trabalho das equipes de turno e da manutenção, visando a reduzir o número de pessoas nas instalações da Bracell. E todas as pessoas que acessam as unidades têm sua temperatura corporal aferida pelos agentes de portaria com termômetros eletrônicos.

Visitas externas foram suspensas, bem como a realização de viagens nacionais e internacionais a trabalho. Nem mesmo o deslocamento entre as áreas florestais e industriais está autorizado. Também foram cancelados eventos internos, treinamentos e reuniões estão sendo realizadas preferencialmente por videoconferências. Quando presenciais, estas acontecem com poucas pessoas e com os participantes mantendo distância segura entre si.

Os  refeitórios da empresa fora reconfigurados, reduzindo o número de assentos para aumentar a distância entre os usuários, ampliando os horários de funcionamento, demarcando os limites de aproximação nas filas. Além disso, alterou o regime self servisse para entrega das bandejas com talheres e pratos já servidos, evitando o contato manual dos usuários com utensílios como pegadores e conchas.

Para o transporte, em parceria com as empresas que utilizam o pool de ônibus, diminuiu o número de passageiros nestes veículos, que passaram a ser higienizados após o término de cada viagem. O mesmo procedimento está sendo adotado com as vans que transportam as equipes de campo. Além disso, foram disponibilizados kits de higienização nos veículos próprios, módulos de colheita e máquinas florestais.