O município de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, vai criar uma rota turística de 32 quilômetros, com a proposta de levar os visitantes a uma viagem por mais de 100 anos de história da Estrada de Ferro Bahia a Minas, que um dia ligou Minas Gerais ao mar. O projeto conta com a parceria da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.

De acordo com a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente de Nova Viçosa, Carla Beatriz Gonçalves Duarte, a ideia é viver a experiência de imersão nas paisagens e na rica cultura do município, passando por estradas de terra, comunidades rurais e quilombolas, além das antigas estações de trem.

A primeira etapa do projeto já foi concluída, e consistiu na instalação de placas indicativas e informativas ao longo do trajeto por onde passava o trem. Além disso, também foram instalados totens nas antigas estações ferroviárias de Posto da Mata, Cândido Mariano e Helvécia, essa última abriga um museu com acervo que conta a história da estrada de ferro e do município. A produção das placas contou com o aporte da Suzano.

“Agora, na segunda etapa, estamos fazendo o levantamento de propriedades rurais e comunidades tradicionais que estão no antigo caminho do trem, para iniciar um trabalho de qualificação de moradores que queiram receber os visitantes e serem parceiros do projeto. Além de ser uma alternativa de renda para as comunidades, a rota turística vai proporcionar aos visitantes uma experiência de resgate da simplicidade e hospitalidade que ainda resistem na zona rural do nosso município”, detalha a secretária Carla Beatriz.

Para a analista de Relações Corporativas da Suzano, Mônika Campagnaro Massuco, o apoio da companhia ao projeto está alinhado ao compromisso da Suzano em contribuir para o desenvolvimento da região, que é área de atuação da empresa. “Nós, na Suzano, temos um direcionador de cultura que é Gerar e Compartilhar Valor. A nossa parceria com o município de Nova Viçosa, em especial no que diz respeito a projetos que fomentam as potencialidades do município e contribuem para a geração de renda, beneficiam os moradores do município e tem como base este direcionador. Reafirmo aqui o nosso compromisso de diálogo constante e transparente, bem como de sermos parte das soluções para questões de interesse mútuo”, ressalta Mônika.

E.F. Bahia a Minas

A Estrada de Ferro Bahia a Minas ligava a localidade de arraial de Ponta de Areia, próximo à cidade de Caravelas, à cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, numa extensão de 578 quilômetros. O ramal foi implantado por volta de 1882, tendo como principal objetivo o transporte de madeira e, posteriormente, de café. A linha foi desativada e extinta em 1966 devido às seguidas crises econômicas.

A E.F. Bahia a Minas ficou eternizada ao ser homenageada na canção “Ponta de Areia”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br