A última semana foi marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e pelo Dia Mundial dos Oceanos (08/06). Neste sábado (08/06), o Instituto Socioambiental Plogging reuniu voluntários e parceiros para realizar um grande mutirão de limpeza na Praia do Curuípe em Porto Seguro (BA). 

O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), uma parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), também participou da ação ambiental e ainda levou o projeto #CirculeUmLivro que ficou exposta no ponto de concentração dos voluntários.

Todos foram convidados a levar livros para doação e também puderam levar alguns exemplares para casa. Turistas que passavam pela praia exaltaram as iniciativas e aproveitaram para levar alguns livros. “Estou prestigiando o projeto de vocês, que é muito bom, sobre livros e incentivando a leitura. Ficou muito feliz! Parabéns!”, disse Rose Medrotti, turista de Ariquemes (RO).

A ação de educação ambiental foi concluída com a triagem do lixo coletado. Entre os materiais, observou-se uma grande quantidade de embalagens de marmitex em alumínio e isopor, além de garrafas pet e de vidro, além de diversos outros resíduos em forma de tampinhas, bitucas de cigarro, brinquedos, roupas e borrachas. Chamou a atenção dos voluntários a presença de um pneu descartado na praia e de uma cobra em meio ao lixo retirado da área de restinga.

“Observamos e constatamos que existe uma vontade real de mudança! Esta corrente em prol do meio ambiente não pode parar, e cada um de nós é um elo de suma importância para causar esta transformação!”, informou Anthonione Almeida, piloto de drone e voluntário do Plogging.

“A impressão que temos é que a maioria das pessoas que vive aqui neste planeta estão condicionadas, distantes do verdadeiro propósito de vida! Como se estivessem presas numa ilusão, onde o consumo inconsciente ganha destaque. Para muitos, a ganância está em primeiro plano, e cuidar do planeta só é importante para estas pessoas se realmente houver um retorno financeiro relevante, do contrário, nada importa! Podemos perceber claramente está realidade! E quando encontramos sintonia com os parceiros e voluntários para realizar uma ação como a deste sábado, a esperança em dias melhores acende em nossos corações!”, declarou Lisianne Gama, advogada, cofundadora e presidente do Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro.