O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) – uma parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) – participou dos encontros com apicultores promovidos pela Suzano, em 23 e 24/07, para abordagem do projeto “Guardiões da Floresta”, com foco em ocorrências de incêndios florestais e regularização dos apicultores nas áreas da empresa.

Os encontros tiveram a proposta de promover a conscientização preventiva junto às associações de apicultores dos municípios de Mucuri (BA), Caravelas (BA) e Alcobaça (BA). Participaram apicultores da Associação de Apicultores e Agricultores do Picadão da Bahia (AAAPB), da Associação Apícola de Mucuri (APICOM), da Associação de Apicultores de Caravelas (APAC) e da Associação de Apicultores e Agricultores de Rancho Queimado e Igrejinha (AAARQUI).

Proposto pela Suzano, o evento teve como objetivo principal promover o projeto “Guardiões da Floresta”, idealizado pela empresa. Durante os encontros, foram discutidos temas cruciais para a prevenção de incêndios e a regularização das atividades apícolas nas áreas florestais da Suzano. Os participantes receberam orientações sobre práticas sustentáveis e de segurança, destacando a importância da colaboração entre a comunidade apícola e a empresa para a proteção e conservação das florestas.

Os técnicos do PAFS desempenharam participação na mobilização dos apicultores, trazendo orientações fundamentais para embasar a todos sobre o cadastro, regularização dos apiários no sistema da ADAB e práticas produtivas em harmonia com a legislação agropecuária e ambiental.

“O PAFS reafirma seu compromisso com seus parceiros, visando a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades locais através do apoio ao projeto ‘Guardiões da Floresta’. Acreditamos que a conscientização e a formação são fundamentais para a promoção da apicultura, uma atividade imprescindível para a manutenção dos nossos recursos naturais e para o desenvolvimento sustentável da região. Os encontros realizados foram um passo importante no fortalecimento da relação de confiança e parceria com as associações de apicultores, e reforçamos nosso compromisso em contribuir com a construção de um futuro mais seguro e sustentável para todos”, informa o coordenador do PAFS, Paulo Andrade.