No sábado (17/02), o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), uma parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), participou do treinamento “Manejo adequado de defensivos agrícolas” realizado pela ADAB e destinado a trabalhadores rurais do setor sucroalcooleiro na Usina Santa Cruz, em Santa Cruz Cabrália (BA).

Os trabalhadores rurais presentes (residentes nos distritos de Barrolândia e Ponto Central) foram orientados sobre as práticas de segurança no uso de defensivos agrícolas, desde a compra, transporte, armazenamento, até as etapas de aplicação e devolução das embalagens vazias. O evento educativo foi conduzido pelo fiscal estadual agropecuário Epaminondas Peixoto que também é coordenador do PAFS, com apoio de Ernandes Ferreira, engenheiro florestal do programa.

Na oportunidade, foi explanado também aos participantes sobre os cuidados com o meio ambiente, com foco na proteção de mananciais através da preservação de APPs, alerta a respeito da caça ilegal de animais silvestres e sobre a prevenção de incêndios florestais com destaque para a campanha da ABAF, “Floresta em fogo é problema de todos nós”, com divulgação da Rede de Percepção de Fogo da Veracel Celulose.

“O uso inadequado de defensivos agrícolas constitui uma das principais causas de acidentes com trabalhadores no campo. Dessa forma, a ADAB não mede esforços em realizar atividades educativas como uma forma de contribuir para a melhoria deste cenário”, afirmou Epaminondas Peixoto.

“As ações antrópicas são determinantes para alcançarmos a sustentabilidade ambiental que buscamos. No entanto, sabemos que muitas pessoas, infelizmente, ainda insistem em práticas no campo que degradam o meio ambiente, como a caça ilegal e o uso do fogo em atividades agrícolas. Dessa forma, nosso compromisso é sensibilizar a todos os atores das consequências danosas que tais práticas trazem para as mais diversas vidas no planeta, sobretudo para a espécie humana”, enfatizou.