O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, em 21/02, da Agenda da Indústria FIEB, no município de Eunápolis (BA). Para uma plateia de cerca de 70 empresários e representantes de empresas industriais dos municípios da região, ele apresentou os serviços que a organização, por meio do SESI, SENAI, IEL e Cimatec, disponibiliza para apoiar o desenvolvimento das indústrias da região.

Ao falar do papel do Sistema FIEB e da sua atuação voltada a apoiar a elevação da competitividade do setor industrial, Carlos Henrique ressaltou que a agenda de interiorização é uma das prioridades. “Precisamos estar mais próximos das indústrias no interior do estado e também oferecer, dentro das nossas condições, serviços que as apoiem e as estimulem”.

Além do encontro com empresários, o presidente da FIEB também participou do primeiro encontro do Conselho de Comércio Exterior da FIEB em 2024 que reuniu os seus integrantes em uma visita à empresa Veracel, em Eunápolis, em 21/02. O diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, vice-presidente do Comex, foi o anfitrião do encontro, que teve ainda a participação do presidente do Comex, Wilson Andrade – que também é diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). Na sequência, foi a vez do grupo visitar a Suzano, em 22/02.

Veracel – O diretor de sustentabilidade e relações corporativas da Veracel, Luiz Tápia, ressaltou que a empresa já tem parceria com o Sistema FIEB há alguns anos e os resultados têm sido excelentes. Um deles é o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido pelo IEL, que tem apoiado no desenvolvimento de fornecedores locais para dar suporte à planta da empresa em Eunápolis. “Um parceiro do porte do Sistema FIEB consegue agregar valor ao território onde estamos localizados e os nossos serviços crescem juntos”, disse.

A Veracel também participa do Comex Fieb que discute temas transversais e relevantes para a indústria. Uma das pautas importantes desta reunião foi o Plano de Logística da empresa a ser executado em parceria com o governo do Estado da Bahia. O plano foi apresentado para dar visibilidade à importância de investimentos em obras de melhorias e construção de estradas na região. Também foi apresentado o PAC, PPP e PPI sobre investimentos na Bahia, os investimentos em infraestrutura para o sul da Bahia, a duplicação da BR 101 na região, o status da instalação da Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus e a revitalização do Porto de Ilhéus.

“Na reunião do Comex na sede da Veracel, pudemos reunir o Governo Federal, com a presença de Adailton Silva (secretário adjunto de Infraestrutura Econômica da Casa Civil da Presidência da República); o Governo do Estado, com a equipe da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia/Seinfra (representada pelo chefe de gabinete Pedro Dórea, e pelo superintendente de Planejamento em Logística de Transportes, Mateus Dias); empresários e entidades interessadas, como o operador portuário do Porto de Ilhéus, Libério Menezes;  e os diretores da ZPE de Ilhéus, Joir Lino e Christian Lino, para discutir as demandas de logística da região o que foi muito proveitoso”, informa Wilson Andrade.

Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Veracel, sua produção sustentável de celulose, suas práticas ambientais responsáveis e de promoção do desenvolvimento regional. Os membros do COMEX visitaram também o terminal portuário de Caravelas, da Veracel, onde a celulose é embarcada para ser exportada pelo Porto de Aracruz (ES) – onde se discutiu a possibilidade de utilização do Porto de Ilhéus para essa finalidade.

Suzano – A unidade da Suzano em Mucuri (BA) recebeu em 22/02, a visita do presidente da FIEB e um grupo composto por representantes das entidades que integram a instituição – SESI, SENAI, IEL, CIMATEC e CIEB.

A agenda faz parte do processo de aproximação da FIEB ao interior do estado e a vinda à fábrica reconhece a relevância da Suzano, bem como o impacto positivo ao cenário socioeconômico do extremo sul da Bahia. O gerente Executivo Industrial, Heverton Dias, juntamente com o gerente Executivo de Produção de Celulose, Eduardo Andrade, o gerente de Relações Corporativas, André Brito, e o consultor de Relações Corporativas, Leonardo Conde, lideraram o encontro, durante o qual os participantes puderam conhecer mais sobre a Suzano e suas atividades no estado.

“Há 32 anos em Mucuri, a unidade foi um marco para o início das atividades da Suzano no Nordeste. Trata-se de uma das plantas industriais mais completas do setor a nível global, com capacidade de fornecer mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose, 250 mil toneladas de papel e 60 mil toneladas de tissue por ano. Dessa forma, produzimos diversos dos produtos oferecidos pela companhia, o que contribui para o negócio e também gera benefícios para a sociedade local, estando em conformidade com nosso direcionador de cultura, de que só é bom para nós se for bom para o mundo”, ressalta Heverton Dias, gerente Executivo da planta.

Na pauta, também foram tratadas possíveis iniciativas e parcerias, com oportunidades potenciais para desenvolver a cadeia e da própria região como um todo. O encontro foi finalizado por um tour em etapas do processo produtivo. “A troca de experiências nos permite somar esforços em interesses comuns e estreitar o relacionamento com os diversos públicos com os quais nos relacionamos. A Suzano sabe de sua relevância na região, contribuindo atualmente com 7.500 empregos, dentre colaboradores próprios e terceiros vinculados à operação, e alcançando mais de 37 mil pessoas por meio do efeito renda”, afirma o gerente de Relações Corporativas, André Brito.

Carlos Henrique Passos, presidente do FIEB, reforçou a importância de agendas que permitam dividir desafios e boas práticas. “O Sistema FIEB sabe que é fundamental estar cada vez mais conectada em todo o território e esse foi um momento muito rico para conhecer organizações que são referência em gestão, objetivos empresariais e compromissos sociais e ambientais”.