Em 02/05 foi realizada a 58° Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas (CSFP) do MAPA, de maneira híbrida diretamente de Salvador (BA). Renata Nishio, gerente de sustentabilidade da Ibá, apresentou como a entidade vem atuando há anos na agenda de mudanças climáticas e na articulação com diferentes atores nacionais e internacionais para endereçar os principais pleitos do setor e evitar riscos.

A reunião também contou com a participação de dois representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA; Soraya Carvalho Barrios de Araújo, da Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista; e Pedro Netto, Diretor do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas. Ambos apresentaram as principais agendas e as oportunidades de sinergia com o setor de florestas plantadas.

 

No período da manhã, os representantes das associações estaduais e a Ibá se reuniram para alinhamento prévio. Ambas as reuniões foram organizadas pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).

Deliberou-se que a Ibá organizará uma próxima reunião para aprofundar, junto às associações estaduais, as atualizações da agenda de mudanças climáticas, incluindo as novas regulamentações da União Europeia e Estados Unidos, alinhamento de conceitos e posicionamento. As associações também apresentarão iniciativas e cases de sucesso nessa agenda. Além disso, foi sugerido que a Ibá, junto à Embrapa Florestas e IPEF, enviem um ofício ao MMA solicitando um novo processo de consulta pública para classificação de espécies exóticas invasoras, que incluem importantes espécies econômicas como eucalipto, pinus e acácia.

GT de Comunicação das Associações Estaduais

O GT de Comunicação das Associações Estaduais também se reuniu em 02/05 em formato híbrido. Representantes da Ibá, Abaf e Amif estiveram juntos de forma presencial em Salvador (BA) na sede da ABAF, com participação online de ACR, Apre e Ageflor. A reunião rendeu um bom debate e compartilhamento de aprendizados sobre ações de comunicação relacionadas a influenciadores e à campanha #CirculeUmLivro, realizada pela Ibá, e, posteriormente, adotada pela Apre. A Ibá também iniciou discussões para alinhar futuras ações conjuntas às associações estaduais.