ABAF

Costura desperta sonhos e autoestima de mulheres em Nova Viçosa

Com apoio da Suzano, projeto da associação quilombola de Helvécia leva qualificação na área de Corte e Costura para moradoras locais

Equipe da Suzano visita costureiras de Helvécia
23 de Outubro de 2025

Da agulha ao fio de linha, mulheres do interior de Nova Viçosa estão costurando um futuro melhor para elas e suas famílias. Diariamente, um grupo de 20 costureiras se encontra na sede da Associação Quilombola da comunidade de Helvécia, unidas por um propósito comum: melhorar suas vidas por meio da fabricação de roupas íntimas femininas.

A presidente da associação, Maria Aparecida dos Santos, de 62 anos, ressalta que o empreendedorismo "é uma forma de empoderamento feminino, elevando a autoestima das mulheres locais, e criando uma nova fonte de renda para as famílias, que antes dependiam apenas da agricultura".

No final do ano passado, o projeto "Costurando Sonhos Através da Lingerie" foi contemplado pelo edital Transformar o Futuro, da Suzano, que possibilitou a compra da matéria-prima e equipamentos, como tecidos, rendas, linhas, máquina de costura, além de custear uma profissional para dar aulas e expandir o conhecimento das costureiras.

A instrutora do projeto, Marinalva de Andrade, comemora a evolução das participantes. "Essa iniciativa está ajudando as mulheres a enxergarem a própria capacidade, se aperfeiçoarem e evoluírem como costureiras. Algumas delas já compraram as suas próprias máquinas e fico muito feliz em contribuir com tudo isso", afirma Marinalva.

A Suzano também viabilizou uma loja física para as costureiras, que fica dentro do Shopping Quilombola, às margens da BR-418, que liga Posto da Mata a Nova Viçosa, local de passagem de muitos turistas para as praias da região. Clientes de outras regiões também podem apoiar o trabalho das costureiras e encomendar peças pelo contato (73) 9934-7045.

O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid dos Santos Pereira, ressalta que a empresa apoia diversas iniciativas que visam a geração de renda em comunidades próximas às operações da empresa. "Estamos empenhados em fomentar o empreendedorismo feminino, a agricultura familiar e projetos sociais que transformam a vida da população local, agregando valores e fortalecendo a produção regional. Temos um diálogo muito próximo e de cooperação com as comunidades, resultando em apoio a diversas ações e projetos locais", completa.

Em recente visita ao projeto, uma equipe da Suzano pôde conhecer de perto o trabalho realizado pelas costureiras locais. Integraram a comitiva da Suzano: Paulo Rocha e Paulo Santana (Desenvolvimento Social), Deivid dos Santos Pereira e Elton Santiago (Relacionamento Social), Evandro Boltazar (Comunicação), Elisiane Lacerda, Gabriel Vendramini e Francisco Colli (Escritório de Projetos), Tabatta Moreira Andrade (consultora territorial) e Nívia Patrocínio (consultora de projetos).

Edital

O Edital Transformar o Futuro destinou R$ 1 milhão para o fomento de 30 iniciativas de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em 26 comunidades do Extremo Sul da Bahia. Os projetos foram desenvolvidos por organizações da sociedade civil, associações produtivas e comunitárias e cooperativas, e contemplam mais de 8 mil pessoas.

Sobre a Suzano - A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações