Sindicato

ABAF apoiou o I Encontro Internacional de Colheita e Logística Florestal realizado em Salvador (BA)

WhatsApp Image 2024-11-29 at 11.14.54
29 de Novembro de 2024

Nos dias 12, 13 e 14/11, a Sociedade de Investigações Florestais (SIF) realizou I Encontro Internacional de Colheita e Logística Florestal, no Centro de Convenções de Salvador, com o apoio da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) que também fará a sua compensação de carbono através de um cuidadoso processo de cálculo, aquisição e plantio de mudas nativas.

O evento pioneiro gerou conhecimento, inovações tecnológicas, discutiu os desafios e possibilidades da área e promoveu um ambiente de integração e difusão de conhecimento com renomados pesquisadores, profissionais atuantes na operação, e também com os principais fornecedores do setor florestal mundial. De acordo com a SIF, durante esses dias, puderam destacar as mais recentes tecnologias e práticas que estão transformando o cenário da colheita florestal, além de estreitar ainda mais os laços entre os profissionais e as empresas do setor.

A SIF dedica-se há 50 anos no desenvolvimento do setor florestal, junto à 33 grandes players do mercado e a Universidade Federal de Viçosa, impactando mais de 100 mil pessoas através de eventos técnico-científicos de alto padrão.

A associação realizará a compensação ambiental calculando a quantidade total de carbono emitido durante o evento. Este processo é documentado em um inventário de carbono que detalha o método de cálculo das emissões e quantifica o número de árvores nativas necessárias para compensar essa pegada de carbono. Este processo é feito pelo Grupo Index, por meio de sua empresa Arvor Business Advisory.

A partir deste inventário, a ABAF sugere a quantidade específica de mudas de árvores nativas que devem ser plantadas para sequestro de carbono correspondente às emissões do evento. A logística para a aquisição e plantio das mudas é cuidadosamente planejada para garantir que todas as árvores sejam plantadas de maneira eficaz e sustentável.

“Esta é uma estratégia poderosa para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Ao adotar essa abordagem, empresas, governos e indivíduos demonstram um compromisso real com a sustentabilidade, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e saudável”, acrescenta Mariana Lisbôa, presidente da ABAF, associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, no estado.

“Nós plantamos 250 mil árvores, todo dia, na Bahia. E se uma árvore é importante para o meio ambiente, com vários benefícios como sequestro de carbono, por exemplo, imagine uma floresta! As florestas plantadas têm um papel fundamental na mitigação da mudança do clima, especialmente por remover e estocar carbono nas florestas e nos produtos, além de evitar emissões ao prover produtos e serviços de origem renovável, em detrimento aos de origem fóssil ou não renovável. Árvore plantada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao ambiente, à biodiversidade e à vida humana”, acrescenta Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações