Sindicato

ABAF apresentou as vantagens do setor florestal e prestou homenagem à Finlândia na Fenagro 2024

WhatsApp Image 2024-12-05 at 10.41.53
9 de Dezembro de 2024

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) esteve presente na 33ª edição da maior feira de agronegócio do Norte-Nordeste, a Fenagro, realizada entre 30/11 e 8/12, no Parque de Exposições de Salvador, com liderança do jornal A Tarde em parceria com a Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri). A ABAF esteve com o estande no Setor de Cadeias Produtivas, no pavilhão institucional do governo, para divulgar as vantagens econômicas, sociais e ambientais do setor florestal; e seus principais projetos.

Além disso, a ABAF promoveu uma homenagem à Finlândia – no dia da sua independência, 6/12 - e ao seu protagonismo na história da indústria da madeira. Este encontro florestal também celebrou o Dia da Silvicultura (comemorado em 7/12) com uma apresentação do setor florestal baiano no Salão Internacional da Fenagro.

“É sempre uma satisfação falar da importância das florestas plantadas para o desenvolvimento sustentável da Bahia. Em parceria com a ABAF, estamos trabalhando para fortalecer o setor florestal, promovendo a geração de empregos, a preservação ambiental e a diversificação da produção agrícola. As florestas plantadas são fundamentais para mitigar as mudanças climáticas, conservar a biodiversidade e impulsionar a economia local. Ao dialogar permanentemente e investir nesse setor, estamos construindo um futuro mais verde e próspero para todos os baianos”, declara o Secretário de Agricultura, Wallison Tum.

“A Bahia ainda não produz (e processa) a madeira plantada suficiente para atender a demanda do estado e muito disso se dá pela falta de conhecimento da rentabilidade e sustentabilidade do setor. Trabalhamos para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira para uso múltiplo, visando o atendimento da demanda também para os segmentos de móveis, construção civil e geração de energia”, informa Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

Cooperação com a Finlândia - Wilson Andrade, que também é Diretor Regional Nordeste da Finncham (Câmara de Comércio Brasil-Finlândia), esteve na FinnMETKO 2024, a maior feira técnica da Finlândia para silvicultura e máquinas pesadas, representando o setor de árvores cultivadas brasileiro. A agenda de Andrade contou com a palestra sobre o setor florestal no seminário “América do Sul: Oportunidades no Setor Florestal” e uma série de visitas em empresas de diferentes portes e atividades no setor.

“O Brasil, 100 anos atrás, importava papel e itens para a produção desse produto, fazendo o pagamento em café. Aprendemos muito, desenvolvemos nossas próprias tecnologias e hoje trocamos informações e experiências com a Finlândia. O Brasil também inovou, sob a liderança de Max Feffer da Suzano com a utilização do eucalipto na fabricação de celulose e derivados. Reconheço a liderança desse país como exportador de tecnologias e equipamentos, não somente na área de madeira, como também em economia circular, energias renováveis, segurança pública e defesa militar, tecnologia da informação e educação. A participação na FinnMETKO é uma oportunidade para desenvolver a cooperação entre os países”, declara.

E as oportunidades de cooperação, de acordo com o economista, já começaram a surgir. “Já estamos conversando sobre uma missão para 2025 com a vinda de um grupo de empresários, investidores e fornecedores de tecnologia da Finlândia para a Bahia”, disse.

Para mais informações: site (abaf.org.br) e nos canais ABAF no Facebook, YouTube, Issuu e SoundCloud


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações