São Paulo, 16 de abril de 2025 – A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, celebrou nesta última segunda-feira (15) os avanços das parcerias e resultados do Compromisso Um-Para-Um, com o compromisso de apoiar a proteção e conservação de mais de 112 mil hectares de vegetação nativa em áreas públicas em São Paulo em 2025. O anúncio de novas Unidades de Conservação contempladas foi feito durante a reunião de avaliação anual da parceria com a Fundação Florestal, realizada no Auditório Augusto Ruschi, na capital paulista, com a presença de representantes da empresa, do governo estadual e de instituições parceiras. O encontro teve como foco a apresentação dos avanços da iniciativa, o compartilhamento de resultados de projetos em andamento e a definição das estratégias para o próximo ciclo.
Lançado em 2022, o Compromisso Um-Para-Um estabelece que, para cada hectare de eucalipto plantado pela Bracell, outro hectare de vegetação nativa seja conservado. “Nosso objetivo é alcançar e manter esse equilíbrio até o fim de 2025, inclusive nas futuras expansões florestais. Atuamos em três estados e em diferentes biomas, com estratégias adaptadas à realidade local, sempre com foco em escala e impacto positivo”, afirma João Augusti, gerente de Sustentabilidade da Bracell. Em 2023, último resultado assegurado externamente, 92% da meta já havia sido cumprida.
A atuação em São Paulo é viabilizada por uma parceria com a Fundação Florestal de São Paulo, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado, por meio do programa Adote um Parque. Com duração prevista de dez anos, a colaboração é estruturada em cinco frentes de impacto: proteção territorial e prevenção de incêndios florestais, restauração e monitoramento da biodiversidade, capacitação e educação ambiental, programa de zeladoria e inovação tecnológica.
Os projetos são desenvolvidos de forma conjunta, considerando as necessidades específicas de cada Unidade de Conservação e priorizando soluções inovadoras para proteção ambiental em larga escala. A nova fase da parceria amplia o alcance das ações e reforça a proteção de ecossistemas estratégicos da Mata Atlântica e Cerrado no estado. “É muito gratificante ver que os gestores das Unidades de Conservação estão sendo atendidos com qualidade, com acesso a equipamentos, infraestrutura e tecnologia que realmente fazem diferença no dia a dia. A parceria com a Bracell mostra que é possível oferecer esse apoio de forma complementar ao poder público, com agilidade, inovação e compromisso com a conservação”, afirma Rodrigo Levkovicz. diretor executivo da Fundação Florestal.
Entre as iniciativas em curso, destaca-se a construção de uma passagem aérea de fauna na Estação Ecológica Barreiro Rico, em Anhembi (SP), voltada à circulação segura de primatas, como o muriqui-do-sul, maior primata das Américas e severamente ameaçado de extinção. Em paralelo, avança também um projeto de monitoramento acústico de fauna nos Parques Estaduais Carlos Botelho e Nascentes do Paranapanema. A pesquisa, liderada pelo biólogo Fernando D’Horta e patrocinada pela Bracell, emprega gravadores acústicos para mapear a presença de espécies com base em variáveis ecológicas, subsidiando estratégias de conservação e manejo.
Essas ações refletem a busca por soluções inovadoras e adaptadas às realidades locais nos territórios de atuação da empresa. Em outra frente estratégica, a Bracell vem ampliando seus esforços de prevenção a incêndios com a instalação de câmeras 360° para monitoramento do território em tempo real e a criação de canais diretos com os gestores das Unidades de Conservação para comunicação de focos de fogo. Além disso, já foram construídos mais de 120 km de aceiros e estradas com o objetivo de reforçar a proteção das áreas conservadas.
Segundo Augusti, o Compromisso Um-Para-Um traduz, de forma concreta e mensurável, a visão que a Bracell tem sobre sustentabilidade. “Ao ampliar essa parceria em São Paulo, mostramos que é possível construir um modelo florestal mais equilibrado, que protege a biodiversidade e gera valor ambiental de longo prazo. Acreditamos que a colaboração com o poder público é fundamental para transformar escala em impacto real”, afirma.
Além das ações em São Paulo, a Bracell também vem ampliando o alcance do Compromisso Um-Para-Um para outras regiões do país. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a companhia atua em áreas de alta relevância ecológica, como os Parques Estaduais das Nascentes do Rio Taquari e do Pantanal do Rio Negro. No total, são mais de 116 mil hectares de áreas protegidas no estado, reforçando a atuação da empresa em ecossistemas frágeis e essenciais para a regulação climática no país.
“As ações que fazem parte do Compromisso Um-Para-Um representam um novo modelo de parceria entre os setores público e privado, com foco em impulsionar iniciativas voltadas à proteção e conservação dos habitats naturais e da biodiversidade nas regiões onde atuamos. Esse é um passo essencial para que possamos preservar o equilíbrio com a natureza e o clima nas próximas décadas”, afirma Márcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade da Bracell.
O Compromisso Um-Para-Um integra o Bracell 2030 — plano de longo prazo da companhia para a sustentabilidade, ancorado em 14 metas e compromissos que são referência no setor, com foco no clima, na biodiversidade, na produção sustentável de papel e celulose, nas pessoas e comunidades.
Sobre a Bracell
A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, se destaca por sua expertise no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade. Atualmente a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com