Sindicato

Novas tecnologias apresentadas no Simpósio Verde da Sudesb

WILSON ANDRADE. FOTO_JOÃO UBALDO
12 de Dezembro de 2024

Uma área do gramado do Estádio de Pituaçu recebeu a aplicação da novidade internacional do biofertilizante à base de algas para melhorar a qualidade do solo e do plantio. A ação integrou a programação do “Simpósio Inovações Verdes: Tecnologias para Cultivo Sustentável e Conservação do Solo”, com alguns dos principais temas e especialistas do país e do exterior das novas tecnologias da área. O evento foi realizado em 05 e 06/12, no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, no Parque de Pituaçu, em Salvador (BA).

O diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade participou do segundo dia, com a palestra “O setor de florestas plantadas e as mudanças climáticas”.

Organizado pela Diretoria de Operações em Equipamentos Esportivos (DOEE) da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) - autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) -, o Simpósio busca qualificar gestores e líderes do setor primário; autoridades municipais, estaduais e federais; produtores; técnicos de campos esportivos; e todos que buscam aprimorar seus conhecimentos em tecnologias de manejo sustentável e responsabilidade ambiental.

“Propomos a discussão de temas que tratam de tecnologias novas, como o uso biofertilizantes de algas na vegetação, no cultivo de gramados e outros. Trata-se de algo novo em todo o mundo, além de ser um debate dos mais avançados, pois não agride a natureza. A Sudesb tem buscado sempre inovar”, disse o Diretor-geral da autarquia estadual, que promove o simpósio, Vicente Neto.

"É o segundo evento sobre cuidados com gramados que a Sudesb realiza. O primeiro foi um seminário que aconteceu em 2022. Este, por ter um caráter mais técnico, foi intitulado de simpósio. A ideia com essa iniciativa é trazer o debate sobre inovações de tecnologias verdes nos gramados e no cultivo do solo. Para tanto, mobilizamos nossos principais clientes na área do esporte, que são as prefeituras, pois são elas que administram e fazem a manutenção dos equipamentos esportivos que a Sudesb constrói”, observou o diretor da DOEE e coordenador do evento, Danilo Xavier.

Presente à cerimônia de abertura, o titular da Setre, Davidson Magalhães, destacou que debater temas como os propostos pelo simpósio contribui para que “a Sudesb possa seguir fazendo praças esportivas cada vez mais qualificadas e de boa qualidade, com gramados de excelência.”

Informações: abaf.org.br e nas redes sociais (@abaf.bahia).

Wilson Andrade (Diretor Executivo) - (71) 98801-3000/wilsonandrade@terra.com.br

Yara Vasku (Comunicação) - (71) 99119-7746/ yaravasku.abaf@gmail.com.


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações