Sindicato

Orquestra de Violões da UFBA na Série Lunar com o apoio da ABAF

Série Lunar_abi
18 de Novembro de 2024

A Série Lunar chegou à sua penúltima edição na temporada 2024, com o retorno de uma das formações mais queridas da história do projeto: a Orquestra de Violões da UFBA. O evento gratuito, fruto de parceria entre a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Escola de Música da UFBA (Emus), ocorreu em 13/11, às 19h. A apresentação teve o apoio da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e das empresas Bracell e Suzano.

Dessa vez, a Orquestra fez o pré-lançamento de mais um CD com suas interpretações de obras importantes da música clássica e de 3 livros com partituras para aqueles que desejem acompanhar os músicos. Esse disco inclui obras de compositores como Francisco Mignone, Tedesco e Piazzolla, que foram apresentadas na Série Lunar. Entre os convidados da noite: os solistas Pedro Robatto (Clarineta), Janaína Carvalho (canto), Vanda Otero (canto), Polane Brandão (canto), Igor Garcia (canto), Vinicius Abreu (canto), Saulo Gama (acordeon) e a Camerata de violões do Neojiba.

"A ideia da apresentação foi intercalar alguns movimentos dos concertos que estão no CD com obras populares, fazendo uma mistura de erudito com popular. Com isso, pegamos uma série de composições que vem do barroco a compositores brasileiros como Guinga, Radamés Gnattali, Paulo César Pinheiro e Sérgio Santos", explicou o professor Ricardo Camponogara, coordenador da Orquestra.

A Orquestra de Violões da UFBA foi fundada em 2010 pelo professor Ricardo Camponogara, e envolve em torno de 17 integrantes, entre professores, funcionários do corpo técnico-administrativo, alunos do curso de Violão e egressos. O grupo já se apresentou na Série Lunar nas temporadas de 2019, 2022 e 2023 com grande sucesso, sempre se destacando pela excelência dos seus integrantes, todos eles concertistas.

Apoio - Em meio às dificuldades financeiras da ABI, a Série Lunar esteve sob risco de ser cancelada em 2024. Hoje, o projeto se aproxima do final da temporada graças ao envolvimento do seu público cativo, que mobilizou o apoio de empresas e instituições comprometidas com cultura e educação na Bahia para manter essa ideia de pé. Nesta edição de novembro, agradecemos o apoio destes parceiros:

ABAF: A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal representa o segmento da indústria de manejo florestal com foco na sustentabilidade, mantendo representações em mais de 40 conselhos e entidades estaduais e federais e dialogando com a sociedade civil organizada, academia e governos.

Bracell: A Bracell é empresa brasileira que se coloca como uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com operações industriais em Camaçari (BA) e Lençóis Paulista (SP), além de áreas florestais no interior dos dois estados. Saiba mais: https://www.bracell.com/

Suzano: Com 100 anos de história, é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Seus produtos impactam a vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Saiba mais: https://www.suzano.com.br/


Notícias
Últimas Notícias e Atualizações